quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Brincadeiras da vida

A vida é um tanto engraçada. As vezes simplesmente acho que Ela gosta de brincar conosco, brincadeiras de criança, mas com uma certa ironia. É o famoso: "Ironias do destinos". Pois, como quem lê aqui sabe, isso é fato razoavelmente frequente comigo - ou porque vejo coencidencias significativas demais - ou porque é assim mesmo.

Pois neste caso não é exatamente uma coencidencia, mas sim uma piada. Eu estou fazendo estagio, como já coloquei aqui, na "Colonia" (hoje chamado Instituto) Juliano Moreira, lugar onde já houveram mais de 3000 internações psíquiatricas num mesmo período, com a reforma psíquiatrica e a política de desinstitucionalização o número caiu consideravelmente, em parte, pelas pessoas idosas que foram morrendo, e por outro lado, pelo acolhimento das familias e pela saida de pacientes mais organizados, que conseguiram trabalho, lar, etc.. enfim, ai tem muitas causas.. Hoje, a Colonia conta por volta de 650 internos, ou usuários, como tem-se frequentemente chamado. Eu, pessoalmente, não gosto muito do termo.

Acabou que na escolha do núcleo (escolha porque passei por concurso, ai é tudo escolhido por ordem de pontuação) eu escolhi o núcleo Rodrigues Caldas dentro da Juliano Moreira. Mas não vou adentrar muitos pontos aqui, quero voltar para a piada. Tive que vir antes até aqui, pois apos escolher o núcleo Rodrigues Caldas fui pesquisar na internet quem foi esse sujeito, afinal, ele da nome ao núcleo que estou. Então encontro bonitas informações:

Ele foi um dos diretores da Colônia Juliano Moreira, que em 1920, no seu discurso inaugural como diretor disse, em "belas" palavras, estar pronto para lidar com "os delicados problemas atuais de higiene e defesa social pertinentes aos deveres do Estado para com os tarados e desvalidados de fortuna, do espírito ou do caráter, para com os ébrios, loucos e menores retardados, ou deliquentes abandonados, assim como para com os indesejáveis inimigos da ordem e do bem público, alucinados pelo delírio vermelho e fanático das sanguinárias e perigosíssimas doutrinas anarquistas ou comunistas".

É ou não uma brincadeira do destino que eu esteja estagiando lá?

2 comentários:

Patativa disse...

huahauhauhauah
ler blogs aleatorios é mais legal q eu pensava!

Mr. Durden Poulain disse...

claro que é mal gosto.. quer saber mais piadas? o 9(ou 333 como preferir), continua perseguindo-me, cada vez mais sem-vergonha diga-se de passagem.

abraços! e cuidado pra não te internarem lá segundo tais preceitos do discurso inaugural!

hahaha...