sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Como Manipular o Seu Patrão?

Hoje falaremos sobre o querido e gostoso B.F.Skinner criador do Behaviorismo radical, behavior vem do inglês e significa comportamento, portanto Skinner é criador da corrente psicologica Comportamentalista que se "baseia na premissa" que o ser humano é total produto de estimulos, respostas, modelamentos, reforços condicionados e incondicionados, condicionamentos e de seu lado fisiologico e genético. Bem, isso que eu disse é o que sempre se escuta mas também não é bem assim... o Comportamentalismo não estuda o subjetivo por entender que seria isto anti-ciêntifico pois o inconsciênte ou a consciência não são passiveis de serem observados empiricamente mas existem comportamentalistas que creem existir o subjetivo apesar de não trabalharem com ele. (inclusive muitos comportamentalistas trabalham com a para-psicologia e dizem ser o pensamento um produto externo e não interno, ex de "pensamento externo" - telekiness)

Skinner entre muitas coisas divertidas chegou a condicionar pombos para guiar misseis para alvos determinados e chegou a ser tão extremo que colocou sua filha em um aparato criado por ele que chamou de Caixa de Skinner. A caixa de Skinner seria uma "gaiola" onde não haveria possibilidade de estimulos que não podessem ser controlados entrarem em contato com o respondente, no caso, sua própria filha. Diz ele que sua filha se tornou extremamente saúdavel (coitada..).

Que Skinner é a base de toda propaganda, meios de manipulação, isso é certo... mas como poderemos usar Skinner a nosso favor? Foi pensando nisso que começei a escrever esse compêndio :

COMO MANIPULAR O SEU PATRÃO?

Para começar é importante que as pessoas conheçam os principais "conceitos" da teória comportamental para que possamos juntos criar situações e comportamentos atrativos para se "brincar" com seu patrão. Vamos portanto a esses conceitos....

Condicionamento - é de praxe ja do leitor (se é que existe algum) que o comportamentalismo trabalha apenas com comportamentos e não com estados internos...o condicionamento pode ser dividido aqui em duas partes, Condionamentos Operantes (trabalhados mais por Skinner) e o Condionamento Classico (trabalhado por Pavlov).

Condicionamento Classico - O condionamento classico consiste em tornar um estimulo neutro em um estimulo condicionado com o uso de um reforço positivo (que aumentara a probabilidade do comportamento desejado). Vamos ao exemplo para clariar as vistas: Temos o exemplo classico do cão de Pavlov, Pavlov observou que sempre quando mostrada uma carne para o cão ele produzia a Resposta de Salivar (ao ver o estimulo carne). Salivar é uma reposta incondicionada (no caso resposta fisiologica) ao ver o estimulo carne. Bem, agora Pavlov antes do cão ver a carne tocava uma campainha (estimulo neutro), com o tempo o cão não mais precisava ver a carne para produzir a Reposta Salivação, quando a campainha tocava o cão ja produzia a Resposta. Neste caso a Carne serviu de elemento reforçador positivo aumentando a probabilidade do comportamento salivar.

Apesar desse condicionamento ser mais simples e ser mais estrito a estimulos incondionados primeiramente ele também pode ser utilizado de alguma forma trabalhando-se com váriaveis como a privação de dormir do patrão, a privação de comida, temos que pensar juntos aqui, mas os memes ja foram dados. Aqui agora vai o primeiro exemplo de condionamento classico para usar em seu trabalho: Toda vez que seu patrão liberar vocês mais cedo produza um estimulo neutro, exemplo: toda vez que ele liberar você mais cedo você toca alguma musica, canta ou sei la, faz alguma coisa que seja um estimulo neutro e se repita facilmente..... Com o tempo, poderá ser que a simples musica aumente a probabilidade de libera-los mais cedo...claro que isso não é o ideal, o ideal seria que você conhecesse o que leva ele a libera-los mais cedo para que ai sim possa ter um controle "total" sobre o comportamento do patrão estimulando a resposta liberar mais cedo.

Condicionamento Operante - Skinner então observou que nem todo comportamento se ajustava ao paradigma do condicionamento classico como pintar um quadro, ou sei la ver tv, mecher num computador. A frequência da resposta do comportamento respondente (o que o diferencia ja do condicionamento classico) é que a frequência de respostas muda de acordo com o reforço utilizado. O comportamento operante não necessita de um estimulo eliciador (ex: a carne que era um estimulo incondicionado quando o cachorro estava privado de comida), contúdo o condicionamento operante precisa da manutenção do reforço para manter o comportamento desejado no caso o do patrão. (Ex: uma criança pede balas a você, você as da sempre e reforça positivamente a reposta pedir balas, caso você pare de dar as balas o comportamento pedir balas será extinto)

Quando você estiver manipulando seu patrão de que modo você pode querer que o comportamento dele não se extinga sem você continuar dando reforços para ele continuamente?
Ai cabe conhecer os tipos de reforço que você pode oferecer a ele...

Reforço - O reforço no condicionamento operante esta relacionado a Reposta, ou seja, ele deve ser usado depois da mesma para manutenção da Resposta, no caso, da manipulação. O reforço positivo no caso será algo que aumentará a probabilidade do comportamento desejado se repetir, ex: Seu patrão gosta de mulher, você faz alguma coisa para produzir a Reposta "liberar os funcionarios antes da hora" (ou algo acontece para tal), após ele liberar os funcionarios você chama uma amiga sua que estava afim dele, logo você reforçou o comportamento liberar os funcionarios caso ele goste de sua amiga (não que isso seja humano com sua amiga, foi um péssimo exemplo mas creio ter servido para explicar..).

Reforço de Intervalo - É um reforço com funcionará em tempos fixos, exemplo : um empregado ganha seu salario de 1 em 1 mês, e assim é reforçado seu comportamento trabalhar periodicamente.
O reforço de intervalo também pode operar com intervalos variáveis e nesse caso a extinção do comportamento demorará mais tempo para se efetuar do que utilizando um reforço de intervalo continuo.

Reforço de Razão - Não existe relação temporal, apenas se relaciona com a Reposta. Nos reforços de razão a extinção é ainda mais lenta do que os reforços de intervalo.
Reforço de Razão Fixa - Ex: A cada 10 ou 20 respostas que você deseja você da um reforço
Reforço de Razão Variavel - bem, acho que o nome ja diz tudo... varia o numero de respostas produzidas para você dar um reforço, esse tipo de reforço é um dos que mais demoram a extinção.

Bem, cabei por aqui por enquanto...vou pensar agora que a teória de Comportamento e Reforço foi simplificadamente passada para poderem criar modos de manipular os patrões em minhas idéias de como possibilitar essa manipulação, alguns memes ja foram passados durante o texto...é so pensar e botar lenha na brasa. Se alguém pensar em algo me manda porque ai posso botar aqui no blog para as pessoas poderem botar em prática.




Bem, enquanto conversava com um amigo, veio uma outra idéia sobre condicionamento que gostaria de expor aqui :

COMO DEIXAR UMA PESSOA BEBADA SEM BEBER E CHAPADA SEM FUMAR: (cond.classico)

Vamos usar o exemplo do fumo: o desejo de fumar ja deve ser condicionado pela prazer que segue o fumo, então temos que fumar é EC (estimulo condicionado). A Resposta a fumar é ficar chapado, logo RC (resposta condicionada = chapar).

Agora vamos ao condicionamento : Antes da pessoa fumar você coloca uma musica (repita sempre a mesma) , a musica é um EN (estimulo neutro), logo segue a cadeia EN - EC - RC, com o tempo a pessoa o EN se ligará imediatamente com a Resposta condicionada (chapar) e não haverá necessidade de sempre haver o elemento "cigarro" para eliciar a Resposta Condicionada, em outra palavras, ao ligar a musica a pessoa ficará chapada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu