quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Verdades.

É frequente em nossa história, a procura pela verdade, pelo belo, pelo real em si. Essa busca se deu por exemplo entre Religiosos, entre Filosofos, entre Cientistas e entre diversos outros paradigmas epistemologicos.

Platão e Sócrates por exemplo diziam que nada se aprende no mundo físico, sobre o real, tudo se recorda. Isto porque a realidade imediata experimentada pelos sentidos é sempre uma mentira (ausência de verdade, Privatio Boni) enquanto não formos capazes de filosofar e recordar a verdade - o belo em si, Summum Bonum- conhecida por nossa alma que esteve no Hades¹ e conhece este real. O corpo, portador dos sentidos, seria o grande Belzebu para Socrates na procura do encontro com a verdade e esta só seria recordada caso o indivíduo entrasse "dentro de si" e ignora-se os sentimentos, as paixões, as riquezas, em suma, o corpo e o mundo material. Dai se provém a distinção entre o mundo da matéria, mundo dos sentidos e o mundo das idéias com seus arquétipos do Hades (o mundo real, dos deuses).

Muitos se enganariam caso achassem que esta doutrina se perdeu por la, ela foi grande influenciadora da filosofia Cristã e do pós-Cristianismo (ex: Gnosticos), inclusive para quem conhece ja algumas idéias Gnosticas irá se deparar com a grande semelhança entre estado de Sistase e a prisão dos sentidos de Sócrates. O estado de sistase para os Gnosticos se trataria de uma prisão criada por Demiurgo - criador do mundo material -, e esta prisão seria mantida por seus "demonios" chamados arcontes, os arcontes se encarregariam de prender os âtmas, particulas divinas e o próprio ser humano que também estaria nessa prisão.

Até aqui tudo inter-ligado mas isso não basta, vamos a ciência... A ciência sempre buscou a verdade per si, basta ver a pretenção da maioria dos cientistas de serem imparciais, mas a pergunta a ser feita é: é possivel algum tipo de imparcialidade enquanto estamos "presos" a nossa consciência? A micro-física moderna diz que não, ao se deparar com as particulas sub-atomicas, os quartz, os leptons, etc... observa finalmente que por trás do nosso ordenado universo - ordenação da matéria -, da nossa causalidade, e pretenso determinismo existe um mundo indeterminado, um mundo acausal onde não é possivel sequer delimintar algum movimento linear, quanto mais procuramos determinar a posição de uma particula menos sabemos quanto a sua velocidade e quanto mais procuramos determinar sua velocidade menos sabemos acerca de sua posição.

O mundo da física demonstra o caos por trás de nossas percepções, e em alguns pontos entra em conformidade com a fenomenologia, que é uma superação filosofica do realismo e do idealismo. O realismo supõe que a realidade seja tal qual a vemos, ou seja, se vemos uma parede ela é real, se tocamos num pão ele é real.... o Idealismo pelo contrário diria: nada é real, toda realidade esta em nossa mente, sem nossa percepção não existem as cores, o cheiro, etc... ou seja, tudo esta em nossa cabeça. A fenomenologia vem ultrapassar esses paradigmas epistemologicos dizendo que o real per si é impossível de ser alcançado e a realidade a qual presenciamos não é o real da mente ou do mundo externo e sim uma interação entre ambos, por exemplo: Cai um coco de uma arvore, caso não haja observadores não haverá som, apenas particulas em onda que não encontrarão receptáculo. Se não há observador sequer podemos dizer que a árvore existe, ela apenas existe como possibilidade, ou seja, ela é uma virtualidade que se tornará real após a percepção de alguém de que lá ela está.

Agora ja passamos pelas pontes e fizemos razoavelmente uma linha, a procura pelo real até a impossibilidade de chegar ao real, contúdo mesmo assim vimos que existe uma possibilidade deste real existir, isto não é negado... o que parece terminar é a busca pelo belo em si, pelo bom em si que ja são outros conceitos - porém também ligados a verdade -. Sobre esses conceitos gostaria de lembrar Santo Augustinho :

"todas as coisas são boas porque umas são melhores do que as outras e a qualidade das coisas menos boas faz crescer o valor das boas... Mas aquelas que chamamos más, são falhas da natureza das coisas boas e nunca podem existir absolutamente por si mesmas, fora das coisas boas... Mas até mesmo estas falhas testemunham a bondade da natureza dos seres, Com efeito, o que é mau por alguma falha essencial, é verdadeiramente bom por natureza. A falha essencial, com efeito, é algo contra a natureza, porque prejudica a natureza. E não poderia prejudicar, senão por diminuição de sua bondade. Por conseguinte, o mal nada mais é do que a ausência do bem. E por essa razão só se encontra em alguma coisa boa. E é por isso que as coisas boas podem existir sem as coisas más, como, por exemplo, o próprio Deus e todos os seres celestes superiores: não são maus...; se, porém, prejudicam, diminuem o bem e se continuam a prejudicar, é porque encontram ainda algum bem que podem diminuir; e se o consomem todo, a natureza já não tira mais nada que possa ser prejudicado; por isso, quando já não houver uma naturezas cujo bem diminua, ao ser prejudicado, também já não existirá mal algum para prejudicar"

Aqui fica evidente a influência de Platão em Augustinho mas não é ai que quero chegar.... O fato -aonde desejo chegar- é que grande parte do movimento político anti-cristão segiu a esperança de encontrar a verdade, o belo e ver-se como salvadores, como socialistas útopicos, comunistas e mesmo anarquistas. Nietzsche constata muito bem isso chamando-os de cristãos, apesar de também elogia-los por suas coragens. Um otimo exemplo dessa busca pelo bom é o Marxista, Psiquiatra e Cientista Wilhelm Reich, que afirma existir no ser humano mecanismos que o impedem de manifestar sua natureza que apriori seria boa, um amoralismo bom biologico. A economia capitalista e a moral cristã resultariam num tipo de sistema anti-sexual que inibiriam a autonomia dos indivíduos resultando em pessoas submissas ao poder constituido. Semelhanças? Tem mais, essas prisões se dariam por mecanismos criados empiricamente chamados de Couraças, que reteriam energia e causariam uma séria de disturbios, existiriam as couraças musculares e a couraça caracteriológica. O mais engraçado é que as couraças musculares ja existiram bem antes de Reich para os médicos e advinha o nome que elas eram chamadas? Sistase!

Entre os comunistas também vale resaltar a idéia de Marx de que o comunismo seria o sistema final, ou seja, perfeito e ideal - notem a semelhança desde ja com o Éden -. Isso provém da utilização da idéia de Hegel de evolução -em forma espiral- de modo que uma tese geraria uma antítese e dai surgiria uma sintese. Os anarquistas também não passaram longe dessa idéia, consideraram sempre o anarquismo como sistema perfeito, onde não haveria mais guerras, fome, miséria, e isso muitas vezes acabou tomando um rumo moral onde apesar da luta contra a burguesia os revolucionarios mantiam uma moral altamente rigída, seja sexual ou de qualquer espécie.

Isso foi e tem sido em minha visão um dos grandes equivocos do movimento revolucionário ja que esse desejo incondicional ao bem, ao belo, ao bom, ao Éden, cria uma repressão ao outro lado do ser humano e acaba potencializando este lado e criando uma série de patologias, inclusive a projeção desse conteúdo tornado inconsciênte (ou que sempre esteve la) em outros, ou Outros, exemplo : a visão dos ricos pelos anarquistas e comunistas como uma espécie de Satan, ou com excessivos desejos materiais enquanto muitas vezes esse desejo material é do próprio sujeito revolucionário. Jung ja falava muito dessa dualidade do homem e quão prejudicial era ver apenas um dos dois lados, ele dizia que para o crescimento do ser era necessário perceber este lado em si mesmo, em suas proprias palavras:

"Só o autoconhecimento mais amplo e severo possível, que olhe o mal e o bem numa relação correta e seja capaz de ponderar todos os aspectos, oferece uma certa garantia de que o resultado final não será muito ruim"

¹ - Hades era o deus Grego da morte, porém foi também reconhecido como o invisível verdadeiro, o eterno, criador do real em si por Sócrates.

Auxiliares:

http://www.rubedo.psc.br/artigosb/quesmal.htm
http://www.montfort.org.br/cadernos/guenon5.html
http://malprg.blogs.com/francoatirador/2004/05/index.html
acho que é isso..

Nenhum comentário: