quarta-feira, maio 25, 2005

Figuras Mitologicas PARTE II

Desta vez traremos a tona não só uma figura mas um "casal".
O primeiro do casal que apresentaremos se chama Mescalito. Ele é reportado em muitas tradições e aparece constantemente e seu nome deriva do Shamanismo no México, onde ele é o espirito do peiote, o cacto sagrado dos xamanismo Mexicano.
A aparencia do Mescalito, visto por Robert Anton Wilson era um homem verde, com verrugas e orelhas pontudas, o Mescalito foi visto também por Carlos Castaneda e constantemente pelos Shamans.
Atualmente o Mescalito poderia se manifestar como figura do Peter Pan, ou o Sr.Spok, pelo menos segundo Robert Anton Wilson... mas não estou muito certo disso.
A segunda figura e sua parte feminina seria "A Rainha do Espaço". A Rainha do Espaço segundo o dr. Jaques Valee entraria em contato constante com crianças (diferentes de outros supostos ufos) e completa o doutor Jaques "os ovnis e as aparições de virgem Maria, parecem ser o mesmo fenomeno".
Robert Anton Wilson então faz paralelos com as citações de "Nossa Senhora do Espaço" com a Egipcia Nuit e finalmente com a paralela feminina de Mescalito que seria a mulher peiote. Essas co-relações entre mescalito e seus similares e a mulher peiote e seus similares seriam manifestações de arquétipos do Inconsciente Coletivo segundo a teoria de Wilson, se é ou não... ja não sei, mas que é divertido (e misterioso), isso com certeza.

Nenhum comentário: