terça-feira, maio 10, 2005

Série : "Figuras incriveis da mitologia, parte I"

Hoje abordaremos a misteriosa e excentrica figura do Embusteiro, figura típica nos mitos amerindios, nosso "heroi do dia" era também conhecido pelos cod-nomes Coyote, saynday, Velho, Corvo, Aranha, Wisagatachak, Coelhou ou Wakdjunkaga.

O embosteiro era uma figura não muito moralizada, dentro dos padrões indigenas, ou segundo John A. Sanford (em o Mal; o lado sombrio da realidade) ele é um ser moralmente inferior, que tem qualidade burlescas. O fato é que o embosteiro era um ser que só fazia cagada, ele "tacava areia" nas grandes criações do Grande Espírito (uma especie de Deus da natureza indigena).
Reza a lenda que o velho embosteiro seria uma figura dotada de um membro de tamanha magnitude, que em suas constantes viajens, este ser precisaria enlaçar o falo gigantesco nos ombros, e não para por ai, esta rara espécime magnifica ainda contaria com outras peripercias, inclusive sexuais, ele tem a capacidade de retirar o próprio pênis do corpo possibilitanto coisas nunca vistas antes.

O embosteiro acaba fazendo muita bagunça no mundo, não por possuir uma maldade em si, mas por ter uma consciencia "muito baixa" e um poder muito grande (oq ja é visto pelo genital do sujeito), Todas as atitudes dele são sempre "idiotas" e ele acaba fazendo coisas que ajudam quem ele quer atrapalhar, ou se ferrando no final... e em suma, é um típico Herói!

2 comentários:

Anônimo disse...

Fantastico! Minha mae sempre me chamava de embusteiro qdo criança. Sou eu cuspido e escarrado.

Anônimo disse...

Fantastico! Minha mae sempre me chamava de embusteiro qdo criança. Sou eu cuspido e escarrado.