quarta-feira, abril 05, 2006

Passagens Fantasticas

Leonardo da Vinci:

“Não deve ser difícil a você parar algumas vezes para olhar as manchas de uma parede, ou as cinzas de uma fogueira, ou as nuvens, a lama e outras coisas no gênero nas quais... vai encontrar idéias verdadeiramente maravilhosas.”

Nietzsche, no Zaratustra:

A hora em que digais: “Que importa a minha felicidade! É pobreza, imundice e conformidade lastimosa. A minha felicidade, porem, deveria justificar a própria existência!” A hora em que digais: “Que importa minha razão! Anda atrás do saber como o leão atrás do alimento. A minha razão é pobreza, imundice e conformidade lastimosa!”

e ainda:

“O homem é corda estendida entre o animal e o Super-homem: uma corda sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar; perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar.

O que é de grande valor no homem é ele ser uma ponte e não um fim; o que se pode amar no homem é ele ser uma passagem e um acabamento.

Eu só amo aqueles que sabem viver como que se extinguindo, porque são esses os que atravessam de um para outro lado.”

e noutra passagem:

“Amo aquele cuja alma transborda, a ponto de se esquecer de si mesmo e quanto esteja nele, porque assim todas as coisas se farão para sua ruína.”

Nenhum comentário: