domingo, outubro 23, 2005

Sobre Penhascos.


O massacre de uma vida é um imperativo de resgate ao que sempre ali esteve, a Vontade. Esta, só pode se dar após a dor e o sofrimento, ou, ao menos, a passagem pelo desfiladeiro que aí está, a angustia. Não há saída, vós que quereis com todo afinco e gana vencer a esfinge deveis no mínimo mostrar-vos mais fortes do que a si mesmos. Não há possibilidade de fraqueza, a vida é o imperativo da tragédia.

Mas é a tragédia, esta inimiga do homem, sua grande glória, pois é na derrota que aprende a levantar e, na dor, que aprende a agüentar. Tornando-se mais forte, integra e aceita os conteúdos que ali estão, enfrentas a tirania da existência, sê a força que move as águas e muda o movimento do rio, es tu, titan que se orienta pela flor de espinhos, que ostenta o peso e horror que é videar por longas ruas de passagens estreitas. Milímetro por milímetro, por entre bombas e granadas, agüentaras o fardo de si mesmo? Suportaras o conflito que vos dilacerá? Dizer-te-á o sábio que aqueles que ponderam excessivamente, naufragam pelo peso do seu próprio casco, degradado pela não mudança, degradado pelo excesso de cuidado e não pronto para rumar pela vida.

Vos lhe digo, oh irmãos, sois vos que deveis sacrificar-vos e doar vosso próprio sangue em custo de vos mesmos, não ha caminho senão a vida, não há verdade senão a verdade que descobrireis a parir de vossas experiências. Oh mãe natureza, daí a vossos jovens que em clamor vos branda felicidade, vida, sentido, proteção, alimentação, para que, assim talvez, possam eles sobreviver às intempéries que cerceam-os, como os lobos cercam as ovelhas.

Aguçam a visão, os sábios, alteram as forças, os guerreiros, vivem, os vencedores, sois todos vos a pedra, que no centro e em todo canto move todo universo. Sê plural, pois esta é vossa essência, sê forte e almejais as truculências, mas apenas as que podeis agüentar. Ruma antes de tudo a vos mesmos e então poder-se-á andar, por entre águas, por entre flautas, e emanar a musica da superação... sois autônomos irmãos, sois o que sois, sois a luz e a sombra!

Nenhum comentário: