segunda-feira, janeiro 10, 2005

Pensamentos e/ou exposições sobre a teória da evolução das espécies.

Darwin, após anos de estudo, chegou a teória da evolução das espécies, também chegada sincronicamente (em pouco tempo de observações) por A.R.Wallace o que foi o estopim para publicação da mesma por Darwin (quando viu que o jovem intuitivamente chegara a conclusões muito similares as dele).

Muito tem se discutido sobre a teória da evolução, alguns conceitos hoje estão sendo readimitidos, como o conceito de vontade de Lamark. O que os biologos tem percebido é que a evolução e as mutações evolutivas acontecendo ao acaso levariam mais tempo para terem acontecido do que o próprio tempo de vida do planeta Terra.

Isso nos faz relembrar as acusações de Nietzsche sobre Darwin, na qual o mesmo acusa-o de "conservação durante a vida" ignorando o conceito de auto-superação, talvez um dos principais conceitos na filosofia Nietzscheana, a própria capacidade criadora do homem.

Nós podemos relembrar algumas teórias de Lamark então :

1:: em todo animal que não ultrapassou ainda o termo de seu desenvolvimento, o emprego mais freqüente e continuado de um órgão qualquer fortalece pouco a pouco esse órgão, desenvolve-o, leva-o a crescer e lhe dá uma potência proporcional à duração desse uso, ao passo que a constante falta de uso do órgão enfraquece-o gradativamente, deteriora-o, diminui suas faculdades e acaba por fazê-lo desaparecer

2 :: tudo o que a natureza acrescenta ou suprime nos indivíduos (por força das circunstâncias a que sua raça há muito se acha exposta e, em conseqüência, por influência do emprego predominante de tal órgão ou pela falta constante de seu uso), ela conserva, pela geração, na espécie futura, desde que as variações adquiridas sejam comuns aos dois sexos ou àqueles que produziram os novos indivíduos.

A primeira teória inspirada ainda continua sendo bem aceita, contúdo a segunda, inspirada em Diderot, é bem controvertida mas talvez ainda nós faça pensar bastante.

Até agora foram expostas, 1o - Darwin que coloca a teória da evolução na mão do acaso e do meio 2o - Nietzsche que acrescenta a isso o poder evolutivo na mão do homem, 3o - Lamark, com sua teória de caracteres adquiridos, que põe grande poder da evolução na natureza e na adaptação.

Agora poderiamos ainda acrescentar a esse bolo, a teória da sincronicidade de Jung na teória evolutiva, a teória da sincronicidade de Jung consiste simplificadamente no seguinte : São eventos que ocorrem paralelamente entre psique e matéria, na ativação de um arquétipo, por exemplo: o jovem Wallace intuitivamente descobrir a teória das evoluções, algo totalmente revolucionario, novo, em pouquissimo tempo e ele nem sequer conhecia os trabalhos ou estudos de Darwin, na época ainda não lançados. Um exemplo ainda melhor seria: você sonha que alguém vai morrerm, ou com algum simbolo representando isso e no dia seguinte aquela pessoa morre.

O conceito de sincronicidade (ou atos de criação eventuais, coêncidencias significativas), poderia mesmo facilitar essa evolução, nas palavras de M.Von Franz sobre o assunto: "o conceito de sincronicidade pode nos ser util neste assunto pois esclarece a ocorrência de certos "fenômenos-limites" ou acontecimentos excepcionais; explica-nos, assim, como adaptações e mutações "significativas" podem ocorrer em menor prazo de tempo do que o requerido por mutações inteiramente devidas ao acaso. Hoje em dia conhecemos muitos casos em que acontecimentos significativos "acidentais" foram produzidos graças à ativação de um arquétipo."

Agora mistura tudo, joga na panela, põe uma pitadinha de carinho e deixe sua opnião sobre a bizarridade que apareceu, ou a beleza florescente.

Nenhum comentário: