quinta-feira, janeiro 06, 2005

Reflexões sobre alguns assuntos no Cristianismo

Antigamente, a cruz cristã era representada tendo sua linha horizontal mais abaixo (proxima do centro da cruz) e possuia um circulo (uma mandala provinda provavelmente das tradições pré-cristãs e pagãs) , infelizmente não posso botar fotos aqui mas talvez vocês ja tenham visualizado a tal cruz. O que ocorreu foi uma renegação crescente da matéria, exeto por algumas vertentes cristãs como os alquimistas (Newton entre eles) que chegaram a colocar a matéria no mesmo plano do espirito celeste.

Houve então um aumento continuo das estruturas cristãs (basilicas, templos..), o que insinuava um "enfrentamento" a propria lei da gravidade, esse desejo de renegar a matéria e subir aos céus, essa enfase cristã no céu também alterou o simbolo cristão que passou a ser a cruz moderna, sem o circulo e com a parte horizontal mais elevada.

Esse unilateralismo cristão na minha visão foi criador de grandes males, inclusive para o próprio cristianismo que aos poucos viu-se obrigado a humanizar suas estruturas, as Igrejas eram templos gigantescos, com portas também gigantescas e muitos templos eram na própria forma da cruz (volta do século V ao X numa estimativa mal feita). Houve uma mudança nessas estrturas, humanizadas porém até hoje há um distanciamento do cristão com a natureza, encerram-se na trindade Pai, Filho e Espirito santo mas esquecem do elemento matérial, que formara a quaternidade, que está contida em Maria, essa quaternidade mesma, representada em muitos quadros, e esculturas. Maria representa também a Grande Mãe cristã. Existe mesmo uma escultura do Século XV onde Maria esta segurando Jesus em um braço e uma bola em outro (simbolo interessante =)) e quando se abre a escultura DENTRO dela estão Deus e Cristo cruscificado.

Ja que hoje resolvi falar sobre cristianismo, acho interessante observarmos o Capeta, o Diabo e principalmente Lucifer que o nome significa "aquele que tráz a luz", está evidente no caso que Lucifer tráz a consciencia para os humanos (a luz simboliza a consciencia), seu enfado e sua gloria. O Diabo então traz aspectos também positivos e não passa de uma manifestação posterior do próprio deus Dionisio, que era venerado pelos Gregos, posteriormente transformado em Orféu na tradição Grego-Romana, Orféu ja é uma mistura de Dionisio e Cristo mas não é nesse ponto que desejo chegar.

O ponto é que sendo o Diabo uma manifestação do deus Dionisio (que resalto era louvado) o que cristianismo fez foi criar a famosa dicotomia cristã entre bem e mal (um separado do outro) e principalmente entre matéria e espirito, resaltada no próprio mito de criação, onde a cobra, representação do diabo tenta Adão a ser consciente, ou seja, não viver apenas sua inconsciencia a adiquirir o logos que é nesse mito a um só tempo a degraça e a libertação.

Nenhum comentário: