sábado, abril 16, 2005

Ai vai o resumo do artigo: Reich e a possibildiade de bem-estar na cultura.
o artigo pode ser encontrado aqui:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000200006&lng=pt&nrm=iso


O artigo referido aborda a questão da possibilidade de bem-estar na cultura na obra de Wilhelm Reich comparando sua visão com a de Sigmund Freud que por longa data foi seu mestre, o artigo aborda uma das principais questões responsáveis pela ruptura do pensamento Reichiano com a psicanálise de Freud.
Dando ênfase no livro o mal-estar na civilização¹ de Freud o autor irá comparar a impossibilidade de bem-estar na cultura propiciada pela idéia de Freud do conflito inegociável entre desejo, pulsão e civilização e a possibilidade de harmonia social e intrapsíquica que Reich propõe.
O antagonismo entre cultura e pulsões -pulsão ja subentendido com ênfase na libido- fica claro nas palavras do próprio Freud:
"A primeira pessoa a renunciar a esse desejo a poupar o fogo pode conduzi-lo consigo e submetê-lo a seu próprio uso. Apagando o fogo de sua própria excitação sexual, domara a força natural do outro fogo. Essa grande conquista cultural foi assim a recompensa de sua renúncia ao instinto."
Freud então sugere que a sexualidade estaria em inevolução e vê esse conflito como inegociável por ser parte do próprio homem, a reforma social portanto seria sempre detonada não só por essa idéia como também pela idéia dita no livro o mal-estar na civilização de pulsão da morte, a cota de agressão e sadismo humano.
Reich pelo contrário lidando com a estase da libído e as neuroses atuais irá supor que a principal forma de descarregar a energia acumulada seria propiciada pela satisfação sexual genital – a que tende a descarregar a maior quantidade de libido e dará grande importância a capacidade de envolvimento e entrega, em qualquer atividade específica que se realize, no trecho o autor explica a idéia :
"O abraço natural pleno assemelha-se a uma escalada; ele não se distingue essencialmente de qualquer atividade vital, importante ou não. Viver na plenitude é se abandonar ao que se faz. Pouco importa que se trabalhe, que se fale com amigos, que se eduque uma criança, que se escute uma conversa, que se pinte um quadro, que se faça isso ou aquilo." (Reich, 1953/1982, p.32)
Reich vai ver a possibilidade de sublimação de energia ao mesmo tempo que verá a possibilidade de atividade sexual genital orgástica, só com as duas podendo ser estabelecida a saúde, isso porque as duas utilizariam pulsões diferentes. A sublimação como o próprio Freud sugeriu, tenderia a ocorrer em função das chamadas pulsões parciais, particularmente aquelas que não conseguem integrar-se na genitalidade. Além disso, Reich afirma que a satisfação sexual genital gera melhores condições para a ocorrência de sublimações; é como se, livre da maior urgência sexual, o homem ficasse mais disponível para o trabalho.
Reich progressivamente então influenciado por Henri Bergson caminha para um conceito de auto-regulação corpórea, entendida como competência espontânea, primária, visceral da própria vida implicando em uma suposição de racionalidade instintiva, uma confiança na razão da natureza, em seus mecanismos compensatorios e regulatorios.
O que Reich reflete é a atribuição a origem dos problemas humanos a fatores socioculturais passíveis de transformação e ai jaz a grande diferença que foi proposta análise no artigo.

Nenhum comentário: